Prefeitura dá início aos trabalhos para construção de Samu no Chapadão
A Administração Municipal já licitou a empresa que ir construir a sede da base avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro Chapadão. Serão investidos recursos da ordem de R$ 143 mil reais. Os serviços oferecidos pelo Samu serão socorro e resgate de acidentados em rodovias e dentro do Município, transportando para a Santa Casa de Pitangui ou para fora da cidade, com UTI Móvel área, se necessário. Terá plantão médico para atendimento das ocorrências.
Como funciona?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência (situações em que o paciente tem risco de morte). Seu funcionamento é 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Como acionar?
O socorro é feito após chamada telefônica gratuita pelo 192. A ligação é atendida por técnicos da Central de Regulação que identificam a situação de urgência e emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações a serem tomadas.
Quando acionar o SAMU - 192?
- Casos de problemas cardiorrespiratórios
- Em casos de intoxicação, trauma ou queimadura
- Em trabalhos de parto
- Em casos de tentativas de suicídio
- Em crises hipertensivas
- Quando houver acidentes com vítimas
- Em casos de choque elétrico
- Em acidentes com produtos perigosos
Fonte: Jornal Município de Pitangui, Maio de 2015.
Comentários
Postar um comentário