Disputa em Pitangui está indefinida com a saída da ex de Newton Cardoso


A desistência da candidata e ex-deputada federal Maria Lúcia Cardoso (PMDB) de disputar a Prefeitura de Pitangui, no Centro-Oeste, tem causado alvoroço entre representantes da coligação "Começa um novo tempo”, que tem o apoio de 11 partidos. Isso porque, em uma reunião realizada no final da última semana, o PMDB abriu mão da preferência na escolha do substituto e ainda destituiu dois membros da Comissão Provisória, que participariam da escolha do novo candidato. A especulação é que a iniciativa seja uma tentativa de “emplacar” um representante do PSDB na coligação. A atitude não agradou nada os pré-candidatos cotados para assumir a chapa. Se a briga continuar e um novo candidato não for apresentado até o dia 10 de setembro, a petista Maria Isabel de Abreu Corgosinho, que tem como vice o candidato Paulo Vasconcelos de Carvalho (DEM), precisará de 50% dos votos válidos, mais um para ser eleita prefeita do município.

Segundo o cartório eleitoral, até a manhã desta quarta-feira, a coligação "Começa um novo tempo” não havia apresentado os substitutos para a chapa. Segundo representantes da coligação, os nomes (candidatos a prefeito e a vice) serão revelados ainda hoje. Até então, o militante político Daniel Silvano dos Santos (PMDB) era o mais cotado para substituir a ex-deputada nas eleições.

Ele foi pego de surpresa no início da semana quando, sem comunicação prévia, o partido destituiu Rodrigo Lopes de Faria – tesoureiro do PMDB em Pitangui - e Rosangela Vitorino Faria – candidata a vereadora pelo partido – da Comissão Provisória. Eles foram substituídos por Ricardo Ernani Valadares Maciel, que já era suplente na comissão, e José Maurício Cordeiro, que nunca chegou a fazer parte do grupo. Para o advogado Paulo Henrique de Abreu, o que houve foi “uma artimanha política” para que o PSDB assumisse a chapa. “Meus clientes ficaram sabendo da destituição através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Não chegamos sequer a ser comunicados”, garante.

Abreu explica que os representantes do PMDB, que se sentiram prejudicados, entraram na tarde dessa terça-feira com um pedido de impugnação na mudança da comissão. “Estamos lutando pelo nosso direito. A Lei 9504/97 e a resolução número 23373 de 2011 do TSE garantem preferência ao candidato do mesmo partido, no caso de substituição. A comissão foi formada no dia 29 de agosto de 2011 e a vigência dela vai até 3 de outubro de 2012. A preferência é dos candidatos do PMDB. Não sabemos de onde partiu essa decisão, mas vamos lutar contra ela”, explica.

Entrevista

Presidente da Câmara Municipal e tesoureiro do PSDB na cidade, Alexandre Barros, confirma que o PMDB abriu mão da preferência na substituição de candidatos. No entanto, ele afirma que os tucanos não interferiram nessa decisão e desmente a possibilidade de um “arranjo político”. “Foi algo que partiu deles. Não sabemos falar o que aconteceu exatamente. A única certeza é que a coligação não ficará sem apresentar um novo candidato”, destaca.

Enquanto o impasse continua, Maria Isabel Corgosinho permanece como única candidata na cidade. A petista afirma que não está preocupada e que segue com a campanha normalmente, conforme o planejado no início do período eleitoral. “Tenho meu nome na cidade, trabalhei como secretaria de saúde e de educação. Estamos confiantes, independente da desistência da concorrente e de sermos únicos candidatos à prefeitura”, diz.

No último sábado, Maria Lúcia disse , em entrevista ao Estado de Minas, que desistiu da candidatura devido a problemas “emocionais e financeiros”. A ex-deputada contou que o ex-governador Newton Cardoso (PMDB) deve para ela em torno de R$ 1,5 milhão de pensão alimentícia. Maria Lúcia e Newton se separaram em 2009 e, desde então, os dois vivem em litígio em razão da partilha de bens, estimados em R$ 2,5 bilhões.“Estou desde fevereiro sem receber a pensão alimentícia e não tenho como custear os gastos de campanha e o sustento dos meus filhos”.

Estado de Minas     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de governo da Prefeita Maria Lúcia (PMDB)

Acidente envolvendo motorista com sinais de embriaguez mata duas pessoas e deixa duas crianças em estado grave

Festa do Sagrado Coração de Jesus 2012