Pontes quebradas obrigam motoristas a atravessar rio
Moradores de Papagaios, na Região Central de Minas Gerais, reclamam do descaso das autoridades com pontes que ligam a cidade ao município de Pitangui. A ponte do km 63 na MG-423, sobre o Riacho da Areia, cedeu. A segunda opção improvisada para travessia, chamada de Ponte Vargem Grande, também está caindo. A alternativa para quem precisa trafegar na região é um desvio de mais de 70 quilômetros passando por Pará de Minas ou a passagem pelas águas do rio.
Segundo denúncia de moradores feita pelo Dzaí, há mais de 40 dias Ponte Vargem Grande foi prejudicada pelas fortes chuva que atingiram a região, mas nada foi feito para resolver o problema.
De acordo com o diretor da Secretaria de Transporte de Papagaios, Carlos Duarte Maciel, o problema na região começou em 2010 quando a ponte sobre a MG-423 cedeu e impediu o trânsito de veículos. “A ponte estadual quebrou por causa da chuva, isso já fez um ano em novembro de 2011. Por isso improvisamos uma passagem”, conta.
Esse acesso improvisado (Ponte Vargem Grande) tem capacidade para veículos com 10 toneladas, conforme sinalização na entrada. Porém, segundo o diretor, muitos veículo pesados, com até 60 toneladas, passavam pelo local. Além do abuso de condutores, a chegada da chuva contribuiu para o caos na via.
“A cabeça da ponte cedeu em dezembro. A deformação aconteceu principalmente por transportes de moradores e empresas da região”, afirma Maciel. Segundo ele, há cinco fábricas de tijolos em Papagaios e os caminhões dessas empresas passam pela ponte com excesso de peso. São cargas de areia, cimento, pedras e tijolos.
Sobre a ponte da MG-423, em obras há mais de um ano, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que a previsão de término, estipulada em contrato, é novembro de 2012. O custo da obra é cerca de R$ 1,8 milhão. Enquanto a ponte na estrada estadual não fica pronta e o acesso improvisado pela prefeitura sofre com excesso de carga, motoristas enfrentam perigos.
No dia 20 de janeiro a prefeitura decidiu interditar a Ponte Vargem Grande para tráfego de caminhões. Faixas de pano avisam sobre a proibição de passagem, obrigando caminhoneiros a atravessar pelo rio. Condutores enfrentam o leito quando a correnteza está baixa e ficam sem opção de passagem quando o nível de água sobe.
As informações são do Estado de Minas
Comentários
Postar um comentário